"Que a inteligência artificial (IA) é o assunto em voga ninguém discorda, mas ela remonta a um passado muito mais distante do que normalmente se imagina. Na década de 1940, Alan Turing já explorava os fundamentos da IA com a máquina Enigma, um precursor crítico no desenvolvimento da tecnologia. Da Enigma até os sofisticados sistemas atuais, a IA evoluiu extraordinariamente, lembrando - e até mesmo superando em alguns casos - as previsões das leis de Moore e de Wright, que versam respectivamente sobre crescimento exponencial da capacidade dos chips e da redução dos custos em função do aumento da produção.
Nas últimas décadas, as subáreas da IA (como machine learning e deep learning) também deram grandes saltos. Elas são hoje fundamentos que impulsionam a evolução contínua. Machine learning permite que máquinas aprendam e se adaptem sem ser explicitamente programadas para cada tarefa. Já o deep learning, uma subárea de machine learning, utiliza redes neurais para simular o raciocínio e imitar o processo de pensamento humano, permitindo avanços ainda mais impressionantes.
A era atual da IA foi marcada pela disruptiva introdução de tecnologias como o ChatGPT e a IA generativa, que revolucionaram a maneira como interagimos e criamos conteúdo. No entanto a aplicabilidade da IA no ambiente empresarial é muito mais vasta e diversificada. Em termos de IA generativa existem atualmente mais de 10 mil opções de ferramentas disponíveis para ajudar a extrair os melhores resultados de cada um dos seus processos. Mas engana-se quem acredita que o uso se restringe a “ajudar a escrever”, ao contrário, essas ferramentas precisam ser encaradas como coautores, que podem definitivamente ajudar a pensar, e é aí que mora o verdadeiro valor: humanos e máquinas trabalhando juntos.
Além disso, as empresas podem começar a integrar a IA em seus processos de inúmeras maneiras, desde melhorar a experiência do cliente e otimizar processos operacionais até implementar análises preditivas e inovações em produtos e serviços (uma verdadeira jornada que começa com os dados). Cada uma dessas aplicações pode ser um instrumento valioso para diferenciar uma empresa no mercado competitivo.
Estamos no limiar de uma nova era, a da adoção em massa da IA. Empresas que reconhecem e incorporam estas tecnologias em suas estratégias não só se destacam no mercado atual, mas também pavimentam o caminho para o futuro. A pergunta que fica é: sua empresa está pronta para fazer parte desta revolução?”
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